Solanáceas

no Brasil

ILUSTRAÇÃO BOTÂNICA


Desde a antiguidade, o desenho e a pintura foram utilizados para ilustrar os artigos sobre a beleza das plantas, a tradição na alimentação, a aplicação na medicina, e, recentemente, o aspecto histórico e científico nos artigos de Daunay, Laterrot and Janick (2007) e   Paris, Daunay and Janick (2009).

Nas pesquisas científicas, desde longa data, os desenhos e/ou aquarelas acompanham as descrições morfológicas das plantas, principalmente, quando da publicação da descoberta de espécie nova, que agora segue os padrões estabelecidos por leis e recomendações do Código Internacional de Nomenclatura Botânica (2012).

Por que a ilustração científica é importante nos trabalhos de Taxonomia?

A ilustração que documenta a descrição morfológica   do novo táxon  anexada a publicação científica “obras princeps” é importante, quando se perde ou acontece da destruição da planta herborizada designada como tipo nomenclatural (holótipo, art.9.1)  .

ilustração realizada com base nessa planta, considerada uma nova descoberta para ciência, poderá ser designada tipo nomenclatural (Lectotipo, art.9.2) seguindo as normas estabelecidas pelo Comitê de Nomenclatura Botânica para tipificação do táxon.

Qual é o aspecto relevante  da ilustração científica?

É relevante comparar a primeira ilustração da espécie com as encontradas em publicações posteriores, examinando a diferença de traços e favorecimento do estilo no desenho, para identificar as estruturas morfológicas, bem como determinar a necessidade de alguns acréscimos de detalhe para complementar a descrição científica e auxiliar no reconhecimento da planta.

A ilustração botânica indispensável (plantillustrations.org), no artigo científico, é desenvolvida considerando o aspecto (habito) da planta, o ramo com flores e/ou com frutos, acrescida do desenho das estruturas menores com significado taxonômico, que se associam as descrições científicas, quase sempre citadas nas chaves analíticas usadas para reconhecimento dessa planta.

Mais pesquisas serão necessárias para se localizar todas as obras “princeps” indispensáveis para esses estudos. 

Exemplo de artigos científicos documentados pela Iconografia botânica relacionando Arqueologia,Etnobotanica,Flora e História:

 Iconografia of the Solanaceae from antiquity to the XVII th century: a rich source of information on genetic diversity and uses (2007) . 

-  Real Expedición Botánica del Nuevo Reino de Granada (1783-1816) liderada por José Celestino Muits – Solanaceae 

The endeavour botanical illustrations  - Viagem ao Pacífico realizada pelo capitão James Cook -  Solanaceae. 

=> IMAGENS